sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Lazara Maia foi Direto ao Ponto



Nesta quinta dia 10/10 recebemos no nosso programa a Vereadora do PT Lazara Maia. No bate papo a pauta era o trabalho dos vereadores do nosso município. Muito se pergunta por ai no dia a dia, nas conversas de rua, dos botequins, nas associações e entidades constituídas: para que serve um vereador? A redemocratização do País – ampliou a liberdade de expressão – fez crescer o questionamento em torno das várias instituições e órgãos públicos. No entanto, nenhuma delas tem sido tão crivada pela opinião pública quanto o Legislativo em todos os seus níveis, tanto municipal, estadual e federal.

Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito. Por esse motivo os vereadores devem ser respeitados, pois eles são a voz da população e fazem as reivindicações diretas à prefeitura.

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

Dentre os questionamentos a Vereadora pôde avaliar seu mandato bem como falou das expectativas futuras, fez uma analise da atual administração e também destacou alguns aspectos sobre as criticas que o legislativo vem sofrendo nas redes sociais em relação a precariedade dos discursos e debates.



Nenhum comentário:

Postar um comentário