quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DIRETO AO PONTO ENTREVISTA O VEREADOR JOZENILDO MORAIS.



No DIRETO AO PONTO ENTREVISTA de hoje (19/09/2013) recebemos para um bate papo Jozenildo Morais que é Pedagogo, Especialista em Gestão pela FIP, Servidor Público e Vereador
Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

Quanto à dinâmica das discussões e votações nas sessões, os vereadores organizam-se entre partidos que são considerados da base do governo (não apenas aquele do qual o prefeito faz parte, mas também outros que aderem ao modelo de governo da atual gestão) e os que são considerados de oposição. Vale dizer que o fato de um vereador ser da oposição não significa que ele sempre se posicionará contra as medidas propostas pelo prefeito ou pelos partidos de base. O contrário também é verdadeiro, uma vez que a base poderá não aprovar alguma medida do poder executivo. O que se espera, pelo menos em tese, é que o posicionamento dos parlamentares sempre seja pautado pelo interesse da coletividade (isto é, pela racionalidade na análise dos projetos), e não apenas em termos partidários, da disputa política.

O Vereador avaliou os seus dois mandatos, bem como falou dos desafios da atual gestão e a importância do trabalho da câmara de vereadores para que o trabalho aconteça de maneira satisfatória. Disse também os vereadores deveriam trabalhar na coletividade, não importando se é da situação ou oposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário